Políticas de Entrega

Políticas de Entregas, Trocas e Avarias Sou Energy



A SOU ENERGY busca total compromisso com a satisfação dos seus parceiros através do cumprimento de padrões de qualidade e segurança em todas as etapas de envio do seu pedido.

Para proporcionar a melhor experiência para os seus clientes, a SOU ENERGY preparou alguns tópicos para que você acompanhe a jornada de recebimento do seu pedido.




1 - Responsabilidades de Entrega:



A responsabilidade de entrega do pedido é da SOU ENERGY.

Para garantira melhor experiência de compra, é necessário que o cliente se certifique de que as informações disponíveis em nosso site estão corretas.

Razão pela qual, é importante que o número para contato cadastrado esteja ativo. Assim, em casos de eventuais dúvidas sobre endereço, dados da entrega, dentre outros, a SOU ENERGY pode contatá-lo e sanar a pendência de maneira imediata.

Exemplo:

  • Endereço de entrega: Rua A, Nº 123, Bairro primeiro, Fortaleza, CE – CEP 01234-000
  • Complemento: Em frente ao estabelecimento “Compre aqui”.

É de fundamental importância certificar-se de que haja uma pessoa maior de idade e civilmente capaz a realizar o recebimento do pedido no local na data alinhada junto ao transportador.






2 - Cobertura da Entrega:



Os produtos da SOU ENERGY são vendidos em loja virtual, mas, não se preocupe, pois, as redes de entrega abrangem todo Brasil de acordo com CEP’s disponíveis em loja, em áreas metropolitanas e zonas rurais.

a. Zonas Rurais

    Dado a maior dificuldade de comunicação em zonas rurais, quando a carga já estiver em percurso, a transportadora sempre entrará em contato para alinhamento de entrega.

b. Áreas de Difícil Acesso

Configura-se como local de difícil acesso, por exemplo:

    - Locais distantes da cidade;
    - Locais próximos a vias muito movimentadas, sem local adequado para des-carregamento;;
    - Locais sem acessos ou com acesso por estradas não pavimentadas, que possuam risco de alagamento ou desnível, oferecendo dificuldade de manobra a veículos de médio e grande porte, conforme classificação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro);

Caso o local de entrega do pedido se enquadre em um dos itens acima, o cliente deverá entrar em contato com a Sou Energy através do chat de atendimento para alinhamento quanto a entrega e descarregamento do seu pedido.






3 - Prazos de Entrega:



Os prazos de expedição e entrega do seu pedido são descritos no site da SOU ENERGY.

Após a expedição, você receberá o comunicado de envio com dados para rastreio do seu pedido.

Algumas entregas são passíveis de retenção em posto de fiscalização. Se verificado tal intercorrência, a SOU ENERGY comunicará em até 48 horas informando as tratativas necessárias.






4 - Horários e Dias de Entrega:



Todas as nossas transportadoras parceiras realizam entregas em horários comerciais, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 08 horas às 18 horas.

Portanto, caso deseje que a entrega seja efetuada em horários não convencionais, finais de semana ou feriados, uma taxa extra será cobrada e a responsabilidade de pagamento do valor adicional será direcionada ao cliente..

Em casos excepcionais, onde transportador e cliente estabelecerem um comum acordo para entregas em horários e datas não convencionais, nenhuma taxa adicional será cobrada.






5 - Tentativas de Entrega:



No ato da expedição de seu pedido, enviamos um comunicado informando data de envio, código de rastreio e previsão de chegada ao cliente.

Caso tenha sido realizada uma primeira tentativa de entrega e, por algum motivo, o cliente não conseguiu receber o pedido:

uma nova tentativa de entrega poderá ser efetuada, gerando cobrança de taxa extra para re-entrega;Em casos excepcionais, onde transportador e cliente estabelecerem um comum acordo para entregas em horários e datas não convencionais, nenhuma taxa adicional será cobrada.

a) uma nova tentativa de entrega poderá ser efetuada, gerando cobrança de taxa extra para re-entrega;

b) ou, quando solicitado através do canal de atendimento, será disponibilizado retira do pedido no centro de transporte mais próximo dentro de 7 dias corridos após primeira tentativa de entrega.

A retira é disponibilizada sem ônus e para efetuar é necessário o cumprimento do tópico 15, item b,c e d.






6 - Alteração de Data para Recebimento:



Em casos da data de recebimento solicitada for superior a 5 dias corridos da data de entrega, o pedido ficará armazenado no depósito do transportador.

Após o período de 5 dias corridos, será cobrada uma taxa correspondente ao período de armazenamento.

A taxa de armazenamento será direcionada ao integrador e o custo será variável, a depender do transportador. Todas essas informações de cobrança serão formalizadas através dos nossos canais de atendimento.






7 - Alteração de Endereço de Entrega:



Orientamos que o endereço da entrega esteja sempre informado corretamente no ato do cadastro. No entanto, sendo necessário alteração de endereço, deverá ser preenchida a Solicitação de Alteração de Endereço, atentando-se aos tópicos abaixo:

  • Após faturamento da Nota Fiscal de Entrega, a alteração de endereço só poderá ser efetuada mediante apresentação de documento assinado pelo cliente final e agente pagador, tendo sua firma reconhecida em cartório ou via autenticação eletrônica.
  • Para situações de pagamento financiamento a alteração só poderá ser efetuada mediante e apresentação de documento assinado e carimbado pela financeira com ciência da alteração solicitada.
  • Para situações de pagamento com cartão de crédito a alteração só poderá ser efetuada mediante e apresentação de documento assinado com firma reconhecida em cartório por todos os responsáveis de pagamento do pedido.
  • Caso o pedido esteja em rota de entrega, ao solicitar alteração de endereço, é necessário, além da apresentação do documento supracitado, autorizar a cobrança de eventuais taxas de re-entrega.
  • Qualquer solicitação de mudança de endereço, estando o pedido em rota ou não, é passível de alteração de data de entrega.





8 - Entregas em Condomínios:



Ao solicitar que a entrega do pedido seja efetuada em condomínio, minimize transtornos ao agendar junto à portaria data e horário do recebimento do pedido. Comunique ao transportador quem será a pessoa responsável para recebimento. Dessa forma, podemos agilizar a entrada e o descarregamento do pedido.






9 - Descarregamento:



O kit gerador é composto por volumes que são embalados de forma particionada e lacrada. Ao realizar o descarregamento o transportador deve efetuar apenas a abertura dos pallets nos quais estão acondicionados os painéis. O cliente deve verificar a integridade dos insumos e efetuar o recebimento posteriormente.

O descarregamento do pedido é feito pelo transportador com apoio de ajudantes da filial de destino.

Em algumas situações, o transportador poderá contratar localmente os ajudantes para descarregamento do pedido. Nesses casos, o custeio é de responsabilidade do transportador.

O cliente deverá contratar empresa especializada nos casos de descarregamento do pedido em acesso por escadas, içamento dos produtos ou outras maneiras não convencionais.

Caso a entrega do pedido não seja concluída por inviabilidade de acesso ao local, a realização de uma nova entrega ocorrerá mediante cobrança adicional. Neste caso, a responsabilidade de pagamento do valor adicional será direcionada ao integrador.






10 - Recebimento e Conferência:



Todos os envios de pedidos são compostos por volumes etiquetados, nomeados com a titularidade da nota fiscal e enumerados. A quantidade de itens descritas em seu rótulo seguem de acordo com a Nota Fiscal de Entrega.

Exemplo: Nota Fiscal de Entrega – 5 volumes

Volume 1 – Painéis / Volume 2 – Cabos / Volume 3 – Perfil / Volume 4 – Inversor / Volume 5 – Materiais Diversos

As embalagens que acondicionam o pedido são enviadas lacradas e íntegras


Ao realizar o recebimento do seu pedido verifique os seguintes itens:

a. Falta do documento fiscal ou discrepância entre a descrição do documento fiscal e o produto recebido:

Antes de receber qualquer pedido, sempre verifique se o documento fiscal está com descrição do kit comprado.

Exemplo:Gerador fotovoltaico 10,56 KWP

Caso sua compra se trate de insumos, ou reposição de garantias, o item enviado estará descrito na Nota Fiscal de Entrega conforme sua especificação.

Exemplo:Microinversor Hoymiles 2.000 W

Para situações em que haja qualquer outra informação que não esteja de acordo com o item adquirido, entre em contato por meio de nosso canal de atendimento para receber as devidas orientações.


b. Conferência de volumes/Faltas/Extravios:

Caso a quantidade de volumes recebidos esteja diferente do descrito na Nota Fiscal de Entrega, você deve ressalvar fazendo uma anotação no CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), informando quantos volumes foram recebidos e quantos faltaram em seu pedido.


c. Violação nas embalagens:

Verifique sempre se as condições das embalagens que acondicionam seu pedido estão em bom estado (ex.: se contém amasso, está molhada, com furos e/ou violações de outras naturezas). Se algum desses volumes apresenta estado de violação, você deve realizar o registro de vídeo ou fotográfico do volume antes de abri-lo e detalhar ocorrido através de anotação de ressalva no Campo de Observações do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) – Via da Transportadora.


d. Itens em desacordo com o pedido:

Ao realizar a conferência de seu pedido, caso identifique que algum volume e/ou insumo está em descordo com os itens do seu pedido original, você deve realizar o registro de vídeo ou fotográfico e, em seguida, informar o item que está em desacordo e a quantidade através de anotação de ressalva no Campo de Observações do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) – Via da Transportadora.

Sempre devolver ao transportador os volumes/itens recebidos em desacordo com seu pedido.


e. Avaria:

Ao receber seu pedido faça sempre o acompanhamento do descarregamento e confira as condições de entrega dos insumos mais frágeis (painéis e inversores). Retire os insumos das embalagens e faça uma análise para identificar qualquer item que apresente estado de avarias (trincas, arranhões, furos...). Caso identifique que algum item chegou avariado, você deve:

    i. realizar o registro de vídeo ou fotográfico do item avariado;
    ii. registrar o(s) número(s) de série do(s) item(ns) avariado(s);
    iii. e detalhar ocorrido através de anotação de ressalva no Campo de Observações do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) – Via da Transportadora.

Sempre fazer a devolução à transportadora dos itens avariados, esse procedimento permite maior agilidade na reposição de seu item.


f. Importância da conferência:

A responsabilidade de conferência do pedido é sempre do recebedor, dessa forma, é importante que seu pedido seja recebido sempre por uma pessoa maior de idade e civilmente capaz.


g. CT-E (Conhecimento de transporte eletrônico) – Ressalva:

O CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), é o documento do transportador.

Ao assinar o CT-e, você garante que o pedido foi entregue adequadamente, sem inconformidades citadas no tópico 10 (itens A, B, C, D e E).

Em caso de inconformidade, realizar o registro da ressalva é bem simples: anote as informações no CT-e do transportador, especificando o ocorrido.

Exemplos:

    Avaria: “Recebi 10 painéis, 9 intactos, 1 em estado de avaria”;
    Extravio: “A NF possui 5 volumes, porém recebi apenas 4 volumes – Faltou 1 volume referente a perfil”;
    Violação nas embalagens: “Recebi todos os 5 volumes do meu pedido, porém uma caixa veio aberta”;
    Falta: “Recebi todos os 5 volumes de acordo com a Nota Fiscal de Entrega, porém não veio cabos”;
    Desacordo com o pedido: “Recebi 1 painel DAH MONO 555W e meu pedido compõe 1 painel LEAPTON MONO 550W”.

Caso não seja possível descrever todas as informações de não conformidade no campo de observação na frente do CT-e (Conhecimento de Transporte), anote a informação “Ressalva no verso” e informe no verso do CT-e (Conhecimento de Transporte) a inconformidade com seu pedido. As informações deverão ser registradas sempre na Via da Transportadora.


Observação geral:

Toda ocorrência, independentemente de sua natureza, excetuando os casos previstos na política de garantia dos produtos, precisa ser registrada no canal de relacionamento da Sou Energy, pelo WhatsApp (11) 4003 4343

O prazo para abertura do chamado é de até 7 dias corridos após a data de recebimento do pedido. Qualquer ocorrência, excetuando os casos previstos na política de garantia dos produtos, que seja registrada após esse período, é passível de não reconhecimento pela Sou Energy.

Ao registrar a ocorrência, será necessária a apresentação do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) com ressalva, juntamente com fotos e dados dos itens recebidos. Após esse registro, você receberá o retorno de acordo com o tempo estipulado para análise e qualificação da ocorrência registrada.

Apenas com a ressalva será dado seguimento aos processos de reposição do insumo.

Ao não fazer a ressalva, a pessoa que realizou o recebimento estará isentando a transportadora e o fornecedor de quaisquer responsabilidades relativas à entrega e conformidade dos equipamentos.

Toda reposição, excetuando os casos dispensados durante a análise da ocorrência, só terá o envio efetivado após a devolução do produto incorreto ou avariado. A recusa de devolução do equipamento em questão interromperá o fluxo de análise do chamado e, consequentemente, bloqueará o processo de envio do novo produto.






11 - Desistência de Compra:



Os clientes poderão devolver o(s) produto(s) adquirido(s) em até 7 (sete) dias corridos contados do seu recebimento desde que a mercadoria mantenha as mesmas condições da entrega, isto é, esteja na embalagem original, sem indícios de uso, sem violação do lacre original do fabricante, e acompanhados de Nota Fiscal de Entrega, manual e todos os demais acessórios que o acompanham.






12 - Estorno de Valores:



Os clientes poderão devolver o(s) produto(s) adquirido(s) em até 7 (sete) dias corridos contados do seu recebimento desde que a mercadoria mantenha as mesmas condições da entrega, isto é, esteja na embalagem original, sem indícios de uso, sem violação do lacre original do fabricante, e acompanhados de Nota Fiscal de Entrega, manual e todos os demais acessórios que o acompanham.






13 - Cobrança de Valores:



Todas as cobranças de valores para os casos supracitados serão direcionadas ao nosso integrador, via e-mail, informando motivos de cobranças e custos.






14 - Retira:



Todas as retiras de pedidos deverão ser agendadas por meio de nosso canal de atendimento.

a. Retira no CD SOU ENERGY

Não é autorizado retira de pedidos no CD SOU ENERGY.


b. Retira em Filial da Transportadora

A solicitação de retira de pedido na filial do transportador deverá ser agendada após a confirmação de disponibilidade do pedido no CT do transportador.

Para agendamento de retira é necessário que seja enviado, via e-mail, o documento de identificação e placa do veículo que irá realizar a retira. Esses documentos deverão ser apresentados no dia da coleta no pedido a portaria do CT.


c. Autorização de Retira

Em casos onde a retira do pedido seja realizada por terceiros, é necessário que seja apresentado um termo de autorização com firma reconhecida por parte do titular do pedido/agente pagador.


d. Conferência de pedido em retira

Todo pedido retirado deverá ser conferido no ato da coleta no CT transportador.

Todas as informações descritas no item 10 para conferência de pedido deverão ser realizadas no ato da coleta da carga. Conferência de volumes e integridade do pedido.

Qualquer avaria ou falta que venha a ocorrer após a coleta do pedido é de responsabilidade do cliente.


e. Casos com restrição

Pedido realizado através de financiamento e cartão de crédito não poderá ser efetuada a retira, a entrega deverá sempre ser efetuada no endereço do pedido cadastrado no site SOU ENERGY.